GasNet - O Site do Gás Natural e GNV    
Distribuição Produção Legislação Termelétricas GD - Geração Distribuída Novas Tecnologias Cursos & Eventos Instituições

Tenha o GasNet no seu celular

Disponível para iPhone na AppStore

Disponível para Android na GooglePlay

 
 
Atena Engenharia Leia as histórias do Netinho (nosso mascote) Acesse a nossa seção e saiba tudo sobre GNV Leia as histórias do Netinho (nosso mascote)
  GNV - Artigos
  Autor/Fonte: Vinicius Ferlauto,JC Automotor/Sindcomb Notícias
  Data: 18/09/2019

    Com testes bem-sucedidos, Scania anuncia produção de caminhões movidos a GNV


 

Além da economia com combustível, tecnologia proporciona diminuição nas emissões de poluentes

A fabricante confirmou que começará a produzir, no primeiro trimestre de 2020, caminhões equipados com motores que podem funcionar com GNV (gás natural veicular) ou biometano, incluindo qualquer mistura de ambos. As entregas dos veículos acontecerão a partir de abril de 2020.

A Scania iniciou os testes dessa tecnologia em dezembro de 2018, por intermédio de uma parceria com a Citrosuco. Quase um ano depois, os dados são animadores: rodando apenas com gás natural, um caminhão do operador logístico, que atende à empresa produtora de suco de laranja, conseguiu diminuição de 15% no custo do quilômetro rodado, proveniente da economia com combustível.

A rota do teste, entre a sede da Citrosuco, em Matão (SP), até o Porto de Santos (SP), passa por uma região desafiadora topograficamente, que abrange a Serra de Santos. O modelo da Scania utilizado já rodou 110 mil quilômetros até agora.

Nossa solução é, comprovadamente, mais sustentável do que o diesel. O custo é viável economicamente, considerando a realidade atual de preços do combustível e dos altos impostos. Mas, importante ressaltar, será fundamental que o governo federal coloque em prática os planos anunciados para o gás natural no Brasil, como as privatizações, que causarão um choque de eficiência no setor. Estamos recebendo muitas intenções de compra, comprovando que há demanda consistente. Agora, precisamos de mais oferta, declara Silvio Munhoz, diretor-comercial da Scania no País.

O motor desenvolvido pela fabricante é 100% compatível com GNV e biometano. Ou seja, não se trata de uma simples conversão.

A tecnologia é confiável e possui garantia de fábrica. Na demonstração com a Citrosuco, nosso caminhão vem alcançando um desempenho consistente e semelhante ao do modelo a diesel, além de proporcionar outras vantagens, como nível de ruído 20% menor e emissões de CO2 até 15% mais baixas, informa Munhoz.

 

Fonte: JC Automotor/Sindcomb Notícias (16/09/2019)

Compartilhe este texto com seus amigos:
 



 

Informa Group

  CopyRight © GasNet - 2013