GasNet - O Site do Gás Natural e GNV    
Distribuição Produção Legislação Termelétricas GD - Geração Distribuída Novas Tecnologias Cursos & Eventos Instituições

Tenha o GasNet no seu celular

Disponível para iPhone na AppStore

Disponível para Android na GooglePlay

 
 
The Pipeline + Energy Expo
(4/4/2017 - 6/4/2017)
Cox Business Center, Tulsa, Oklahoma
PennWell

 
 
EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferrame ...
(9/5/2017 - 13/5/2017)
São Paulo Expo Exhibition & Convention Center
Informa Exhibitions/Abimaq
Horários: 3ª a 6ª de 10 às 19h; Sábado de 9 às 17 h
Endereço: Rodovia dos Imigrantes Km 1,5

 
 
Power-Gen India & Central Asia
(17/5/2017 - 19/5/2017)
Pragati Maidan, New Delhi, India
PennWell

 
 
Atena Engenharia Leia as histórias do Netinho (nosso mascote) Acesse a nossa seção e saiba tudo sobre GNV Leia as histórias do Netinho (nosso mascote)
  GNC - Artigos
  Autor/Fonte: Juliana Martins / Gás Brasil, julho/07.
  Data: 09/08/2007

    ABGNC: uma Associação para um mercado que não pára de crescer


O Gás Natural Comprimido já é uma realidade em todo país. Economia, menor poluição e periculosidade são algumas das vantagens da tecnologia que cria novos mercados consumidores em localidades não servidas por gasodutos, possibilitando a utilização do Gás Natural em substituição a outros combustíveis. O GNC é todo gás natural processado e condicionado para o transporte em ampolas ou cilindros, à temperatura ambiente e pressão próxima à condição de mínimo fator de compressibilidade.

No Brasil, são 18 empresas homologadas pela ANP - Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis - para a distribuição do gás natural em forma comprimida, GNC. Algumas delas se juntaram para formar uma entidade que defendesse os interesses do setor, "preocupadas com que o mercado se desenvolva em condições de segurança para que essa atividade possa crescer", explica Horacio Ruben Andrés. Portanto, de uma necessidade estabelecida pelas empresas distribuidoras de gás natural comprimido nasceu a Associação Brasileira do Gás Natural Comprimido - ABGNC, congregando no momento da constituição 7 das 18 empresas.

A ABGNC, como uma entidade forte, pretende consolidar o GNC em todo o país. "O GNC é uma atividade importante para economia nacional, é uma atividade crescente que permite levar o uso do gás natural a empresas e usuários em geral que estão fora das redes de distribuição de gás natural. Proporciona um beneficio aos consumidores e desenvolve um mercado consumidor que, atingindo determinado nível de desenvolvimento, seguramente passará a ser atendido pelas redes de distribuição, o que caracteriza esta atividade como parceira do gás canalizado", esclarece Andrés, presidente da Associação.

Os objetivos da Associação, entre outros, são estabelecer códigos de ética, zelar por questões de segurança, defender os interesses do setor e disponibilizar informação aos potenciais consumidores. A diretoria é composta pelos responsáveis de empresas distribuidoras de GNC Srs. Horacio R. Andrés , Joaquim da Silva Ferrera e Hernan J. Diehl, membros de empresas de diversas regiões do Brasil e que, segundo Andrés, são pessoas pioneiras nesse segmento.

Regulamentação do mercado de GNC

O setor de gás natural comprimido é regido pela Portaria nº 243, de 18 de outubro de 2000, da ANP, que regulamenta as atividades de distribuição e comercialização de gás natural comprimido (GNC) a granel e a construção, ampliação e operação de Unidades de Compressão e Distribuição de GNC. A portaria esteve em consulta pública até o fim de julho de 2007 e a ABGNC apresentou algumas propostas, "visando reforçar a segurança na operação", explica Horacio R. Andrés.

Compartilhe este texto com seus amigos:
 



  Gasodutos
  Cogeração
  GNC

Informa Group
EXPOMAFE - Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta

  CopyRight © GasNet - 2013