GasNet - O Site do Gás Natural e GNV    
Distribuição Produção Legislação Termelétricas GD - Geração Distribuída Novas Tecnologias Cursos & Eventos Instituições

Tenha o GasNet no seu celular

Disponível para iPhone na AppStore

Disponível para Android na GooglePlay

 
 
Deepwater Operations
(6/11/2018 - 8/11/2018)
Moody Gardens Hotel & Convention Center, Galveston, TX USA
PennWell Petroleum Group

 
 
EXPOMAFE — Feira Internacional de Máquinas-Ferram ...
(7/5/2019 - 11/5/2019)
São Paulo Expo Exhibition & Convention Center, Rodovia dos Imigrantes Km 1,5
Informa Exhibitions/Abimaq


 
 
Atena Engenharia Leia as histórias do Netinho (nosso mascote) Acesse a nossa seção e saiba tudo sobre GNV Leia as histórias do Netinho (nosso mascote)
  GD - Artigos
  Autor/Fonte: Mariana Pupo, Lacomunica
  Data: 06/10/2018

    V Fórum do Biogás reúne executivos e especialistas para debater os desafios para o desenvolvimento do Biogás no Brasil


Evento acontecerá dia 31 de outubro e 1º de novembro de 2018 em São Paulo

 

O V Fórum do Biogás, considerado o maior evento sobre biogás do Brasil, reunirá representantes de todos os setores da cadeia de produção, aproveitamento e beneficiamento do segmento, nos dias 31 de outubro e 1º de novembro/2018, em São Paulo. Além de incentivar momentos de networking e troca de conhecimento, o Fórum do Biogás, promovido pela Associação Brasileira do Biogás e do Biometano (ABiogás), tem como principal objetivo a inserção definitiva do biogás e do biometano na matriz energética brasileira.

 

Durante a programação, executivos, palestrantes e especialistas vão abordar os avanços e expectativas do Biogás no Brasil, as evoluções do Renovabio, a geração distribuída a partir do biogás, uso do biometano na mobilidade, as políticas estaduais de incentivo, as opções de financiamento, além de como foi a implementação da maior planta de biodigestão do mundo para geração de energia elétrica. Nesta edição, a American Biogas Council (ABC) estará presente e fará uma apresentação sobre o impacto das políticas RFS e LCFS no mercado de biometano norte-americano.

 

Alessandro Gardemann, presidente da ABiogás, comemora a realização de mais uma edição do Fórum do Biogás e a relevância do evento. Reunir em um mesmo lugar os atores mais importantes do biogás é uma oportunidade incrível. É através dessa interação que conseguimos, a cada ano, evoluir e desenvolver ainda mais o setor de biogás e biometano, destacou o executivo.

 

Programa Renovabio

 

O biometano é um recurso chave para o RenovaBio, uma vez que atende os objetivos e diretrizes da política, possui a menor pegada de carbono e elevada competitividade frente aos combustíveis fósseis, promovendo sustentabilidade com redução de emissões e ampliação da matriz energética brasileira. Somente no setor de biometano, o Brasil apresenta um potencial de produção de 78 milhões de metros cúbicos por dia com resíduos desperdiçados, o suficiente para substituir 47% do óleo diesel consumido no país, com potencial de redução de 74% das emissões deste combustível. Tudo com produção nacional, descentralizada, com alto percentual de conteúdo local no processo produtivo e a preços competitivos. Para abordar o tema com profundidade e detalhamento, o V Fórum do Biogás receberá representantes do Ministério de Minas e Energia (MME), da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), da consultoria especializada em açúcar e etanol Datagro, além da participação de Alessandro Gardemann, presidente da Associação. A mediação ficará por conta de José Mauro Coelho, Diretor de Petróleo, Gás e Biocombustíveis da Empresa de Pesquisa Energética (EPE).

 

Em um segundo momento, executivos da American Biogas Council (ABC), da canadense Greenlane e do Departamento para Comércio Internacional do Reino Unido apresentarão os mercados de biogás/biometano em seus países e como os governos incentivam esta forma de energia/combustível.

 

Cases de sucesso

 

Ganhadora do leilão de energia nova A-5 em 2016, a Raízen contará como acontece a implementação da maior planta de biodigestão do mundo para geração de energia elétrica. A empresa deve colocar a usina Bonfim, térmica a biogás de 21 MW negociada no leilão, para operar em 2019.

 

O uso do biometano no transporte também será abordado com iniciativas de sucesso. A New Holland apresentará o seu trator a biometano. Apresentado em primeira mão no Brasil, o modelo ainda está sendo testado, mas já mostra as boas intenções da empresa para o segmento no Brasil. "Imaginamos que daqui a aproximadamente dois anos, a New Holland terá um produto movido a biometano comercial sendo lançado onde haja uma malha de produção de gás que já esteja bem estabelecida", destaca Nilson Righi, Gerente de Produto e Marketing.

 

Em agosto, a Scania Brasil anunciou a chegada das novas motorizações com os combustíveis alternativos e mais sustentáveis de GNV/biometano e bioetanol. Chamados de a Nova Geração de caminhões, eles começaram a ser vendidos em novembro e com entrega em 2019 e reforçam o papel de vanguarda adotado pela empresa. "Vamos continuar investindo em produtos com combustíveis alternativos que, de fato, comprovem sua viabilidade econômica, além da contribuição ambiental", destaca Silvio Munhoz, diretor comercial.

 

Fonte: Mariana Pupo (Lacomunica - 02/09/2018)

Compartilhe este texto com seus amigos:
 



  Gasodutos
  Cogeração
  GNC

Informa Group
Banner Lilás

  CopyRight © GasNet - 2013