GasNet - O Site do Gás Natural e GNV    
Distribuição Produção Legislação Termelétricas GD - Geração Distribuída Novas Tecnologias Cursos & Eventos Instituições

Tenha o GasNet no seu celular

Disponível para iPhone na AppStore

Disponível para Android na GooglePlay

 
 
Seminário Internacional - Mobilidade a Gás Natural ...
(22/11/2018 - 23/11/2018)
Hotel Hilton Copacabana – Av. Atlântica 1020
Abegás/Gas Natural Fenosa
Evento 100% dedicado ao mercado de GNV
Objetivo:
Apresentar as soluções tecnológicas e os b ...

 
 
Asset Management, Operational Excellence Forum for ...
(29/11/2018 - 30/11/2018)
Bilderberg Garden Hotel, Amsterdam, Netherlands
Informa Exhibitions
"Maintenance for Oil and Gas Petrochemical Europe"
The Asset Management and Operational Excelle ...

 
 
Global Forum on Procurement and Supply Chain Manag ...
(24/1/2019 - 25/1/2019)
Amsterdam, Netherlands
Informa Exhibitions
Global Forum on Procurement and Supply Chain Management for the Oil and Gas Industry has encountere ...

 
 
Atena Engenharia Leia as histórias do Netinho (nosso mascote) Acesse a nossa seção e saiba tudo sobre GNV Leia as histórias do Netinho (nosso mascote)
  Gasodutos - Artigos
  Autor/Fonte: PetroNotícias
  Data: 20/12/2017

    Petrobras apresenta planejamento para as atividades do projeto do Gasoduto Rota 3


 

mapa_rota3A Agência Petrobras divulgou um informe dizendo que no dia 14/12/2017, apresentou o planejamento das atividades previstas do projeto integrado Rota 3. A infraestrutura, que está entre os empreendimentos prioritários da companhia, viabilizará o escoamento e processamento de cerca de 21 milhões de metros cúbicos de gás natural associado à produção de petróleo do Pré-Sal da Bacia de Santos. A apresentação foi feita com os representantes do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense), que compreende 15 cidades no estado do Rio de Janeiro,  A gerente executiva Marina Fachetti, de Projetos de Refino, Gás e Energia, destacou que o início de operação do Rota 3 está previsto para 2020. Além de um sistema de dutos, que inclui um gasoduto de aproximadamente 307 quilômetros em seu trecho marítimo, estão entre as principais obras do Rota 3 uma unidade de processamento de gás natural e estruturas administrativas e operacionais necessárias para a operação.

O projeto Rota 3 tem como objetivo ampliar o escoamento de gás natural dos projetos em operação na área do pré-sal da Bacia de Santos. O Gasoduto possui aproximadamente 355km de extensão total, sendo 307km no trecho marítimo e 48km referentes ao trecho terrestre. Ele escoará o gás natural do Polo Pré-Sal da Bacia de Santos até o Complexo Petroquímico do Estado do Rio de Janeiro (Comperj), em Itaboraí. A vazão de escoamento do gasoduto é de aproximadamente 18 milhões de m³ por dia. O Gasoduto já  recebeu as licenças do IBAMA, em julho de 2016, compreendido entre as lâminas d’água de 58m e 2.190m de profundidade. As atividades para instalação deste trecho foram iniciadas em outubro de 2016.

Durante a instalação do Gasoduto Rota 3, de forma a atenuar os impactos sociais e evitar perdas e danos a pesca, foi criado um canal de informação aos pescadores chamado de “Informe Rotas”, que será divulgado em áreas específicas dos municípios de Niterói, Maricá e Saquarema, informando sobre as rotas das embarcações utilizadas na implantação do Gasoduto Rota 3. A chegada do gasoduto na costa ocorrerá no município de Maricá (RJ), na praia de Jaconé. O gasoduto terrestre passará pelos municípios de Maricá e Itaboraí.

 
Fonte: PetroNotícias (15/12/2017)
Compartilhe este texto com seus amigos:
 



  Gasodutos
  Cogeração
  GNC

Informa Group
Banner Lilás

  CopyRight © GasNet - 2013