GasNet - O Site do Gás Natural e GNV    
Distribuição Produção Legislação Termelétricas GD - Geração Distribuída Novas Tecnologias Cursos & Eventos Instituições

Tenha o GasNet no seu celular

Disponível para iPhone na AppStore

Disponível para Android na GooglePlay

 
 
India Energy Week
(8/3/2018 - 9/3/2018)
New Delhi
ITC Maurya
Featuring India''s role in the world energy stage
Mark your calendar. India as an emerging mark ...

 
 
The Pipeline + Energy Expo
(3/4/2018 - 5/4/2018)
Cox Business Center, Tulsa, OK USA
Pennwell Corporation

 
 
FEIMEC - Feira Internacional de Máquinas e Equipam ...
(24/4/2018 - 28/4/2018)
São Paulo Expo Exhibition and Convention Center - Rod. dos Imigrantes Km 1,5
Informa Exhibitions

 
 
Atena Engenharia Leia as histórias do Netinho (nosso mascote) Acesse a nossa seção e saiba tudo sobre GNV Leia as histórias do Netinho (nosso mascote)
  GNV - Artigos
  Autor/Fonte: Ceg/Ceg Rio Comunicação/Abegás
  Data: 22/11/2017

    Ceg e Ceg Rio esperam aumento de até 40 mil conversões de carros para GNV até o fim do ano


A Ceg e Ceg RIO, distribuidoras de gás natural no estado do Rio, esperam um aumento de 72% no número de conversões de veículos para GNV neste fim de ano com relação ao acumulado até setembro. As Companhias, que iniciam uma campanha de estímulo ao uso do gás veicular na próxima semana, acreditam que a economia média de 64% proporcionada pelo GNV em relação a gasolina e ao etanol continua atraindo a população do Rio de Janeiro.  Além disso, quem optar pela conversão neste momento, garante o desconto de 62,5% no desconto do IPVA de 2018.

O número de conversões no estado ultrapassou a marca de 25 mil veículos no primeiro semestre de 2017, o que representa aumento de 17% comparado ao mesmo período do ano passado. Em todo o Brasil, segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran – dados jun/17), já há 1,9 milhão de veículos convertidos a GNV, dos quais 1,1 milhão estão no Rio de Janeiro.

Além de ser menos poluente que outros combustíveis, a opção é bem mais barata e pode render o dobro. Uma simulação da Ceg mostra que com R$ 50 é possível percorrer 320 km usando GNV, enquanto que com gasolina só seria possível alcançar um percurso de 120 km e com etanol, 110 km. A economia chega a 66%.

Alguns cuidados na conversão:

- Tipos de kit GNV: além dos kits convencionais, o mercado já está comercializando os chamados kits de 5ª geração que são considerados mais seguros; passam por duas vistorias anuais e um teste de cilindro a cada 5 anos; são mais compactos e ocupam menos espaço na mala.

- A escolha da oficina: Escolha uma oficina devidamente credenciada pelo INMETRO para a instalação do kit. Outra opção é buscar uma oficina com o selo Oficina 10 – um projeto realizado em parceria com o Centro de Tecnologias do Gás (CTGÁS) – um consórcio entre Petrobras e Senai – com o objetivo de reconhecer e certificar as convertedoras do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com critérios de segurança e qualidade em instalação de kits GNV. As oficinas foram aprovadas dentro dos requisitos exigidos pelo CTGÁS para as instalações dos kits GNV de 5ª geração.

- Sinais de uma boa instalação: Ela deve assegurar as seguintes condições: baixo índice de emissão de poluentes; menor perda de potência do veículo; melhor aproveitamento no espaço do porta-malas ou caçamba do veículo.

Lista de locais com selo Oficina 10 no site da Gás Natural Fenosa

 

Fonte: Ceg / Ceg Rio – Comunicação 

Compartilhe este texto com seus amigos:
 



 

Informa Group
FEIMEC - Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos 2018

  CopyRight © GasNet - 2013