GasNet - O Site do Gás Natural e GNV    
Distribuição Produção Legislação Termelétricas GD - Geração Distribuída Novas Tecnologias Cursos & Eventos Instituições

Tenha o GasNet no seu celular

Disponível para iPhone na AppStore

Disponível para Android na GooglePlay

 
 
Seminário Internacional - Mobilidade a Gás Natural ...
(22/11/2018 - 23/11/2018)
Hotel Hilton Copacabana – Av. Atlântica 1020
Abegás/Gas Natural Fenosa
Evento 100% dedicado ao mercado de GNV
Objetivo:
Apresentar as soluções tecnológicas e os b ...

 
 
Asset Management, Operational Excellence Forum for ...
(29/11/2018 - 30/11/2018)
Bilderberg Garden Hotel, Amsterdam, Netherlands
Informa Exhibitions
"Maintenance for Oil and Gas Petrochemical Europe"
The Asset Management and Operational Excelle ...

 
 
Global Forum on Procurement and Supply Chain Manag ...
(24/1/2019 - 25/1/2019)
Amsterdam, Netherlands
Informa Exhibitions
Global Forum on Procurement and Supply Chain Management for the Oil and Gas Industry has encountere ...

 
 
Atena Engenharia Leia as histórias do Netinho (nosso mascote) Acesse a nossa seção e saiba tudo sobre GNV Leia as histórias do Netinho (nosso mascote)
  GNV - Artigos
  Autor/Fonte: Ana Cecília Rezende / Cultivar
  Data: 04/11/2017

    FPT Industrial revela Cursor 13, seu novo motor a gás natural


 

A FPT Industrial revelou o seu mais novo e potente motor a gás natural. O Cursor 13 Natural Gas foi apresentado no dia 30/10/17 no evento FPT Tech Day 2017, realizado em Turim, na Itália. É o propulsor a gás natural mais potente disponível no mercado hoje, e é o primeiro motor puramente de gás natural no mercado especialmente desenvolvido para longos percursos. O Cursor 13 NG permite que a FPT Industrial amplie e fortaleça sua posição como líder no segmento de gás natural.

Aproveitando as tecnologias de ponta e a confiabilidade da marca, comprovada por mais de 30.000 motores a gás vendidos em todo o mundo, nos últimos 20 anos, o Cursor 13 NG oferece até 460 hp a 1.900 rpm e torque de até 2.000 Nm a 1.100 rpm, oferecendo assim até 15% mais de potência e 18% mais torque do que o motor NG de 8,7 litros da FPT Industrial. O Cursor 13 NG pode ser abastecido apenas com gás natural e é extremamente versátil, pois pode trabalhar em diversas aplicações, uma vez que pode funcionar com GNC (gás natural comprimido), GNL (gás natural liquefeito) e biometano. A solução de biometano é capaz de reduzir os níveis de emissão de CO a quase zero.

O novo motor Cursor 13 NG, bem como outros motores a gás natural da FPT Industrial, utilizam combustão estequiométrica para gerar energia. Desde 1995, essa foi a tecnologia escolhida pela FPT Industrial, provando ser a única solução viável e econômica disponível hoje para atender aos limites de emissão Euro VI Etapa C.

Graças à combustão estequiométrica, o Cursor 13 NG atende a esse padrão com um catalisador de 3 vias simples e fácil de instalar, sem EGR. O nível de emissão de CO2 do novo motor é significativamente menor (-9%) em relação aos equivalentes a diesel e pode atingir quase zero usando biometano. Ao mesmo tempo, o Cursor 13 NG permite uma redução de 98% de emissões de material particulado (MP) e de 48% de redução de emissão de NOX quando comparadas aos motores a diesel. Além disso, os propulsores a gás natural diminuem a poluição sonora, com um ciclo de combustão mais suave e silencioso (ciclo Otto), em comparação com às motorizações a diesel.

Sustentabilidade tanto para o meio ambiente como para os clientes: a combustão livre de EGR, bem como os injetores de combustível de múltiplos pontos e os trilhos de combustível garantem ótimo consumo de combustível, chegando a economia de até 40% (dependendo do custo do combustível) em comparação com o motor movido Cursor de 460hp a diesel. O novo Cursor 13 NG atinge padrões de alta confiabilidade, tanto em estresse mecânico quanto térmico, graças ao coletor de escape de ferro fundido Nichel-Resist, ao turbocompressor com comporta de descarga de água resfriada e à cabeça de cilindro de ferro de grafite compactado (CGI).

A tecnologia lean da FPT Industrial que evita o Diesel e a adoção de Ad-Blue oferecem uma solução mais leve e compacta, permitindo otimizar a carga útil do caminhão e a disponibilidade de espaço. Esse recurso oferece a possibilidade de montar tanques de combustível mais espaçosos no veículo, ampliando o alcance do trabalho. Assim, o novo motor Cursor 13 NG é a melhor alternativa com baixo impacto climático para operações de percursos longos, uma vez que foi desenvolvido para atender a altas demandas de desempenho e baixos custos operacionais sem comprometer a durabilidade.

 

Fonte: Grupo Cultural / Sindicomb Notícias (01/11/2017)

 

Compartilhe este texto com seus amigos:
 



 

Informa Group
Banner Lilás

  CopyRight © GasNet - 2013