GasNet - O Site do Gás Natural e GNV  
 
 
 
Em   
Distribuição Produção Legislação Termelétricas GD - Geração Distribuída Novas Tecnologias Cursos & Eventos Instituições

Tenha o GasNet no seu celular

Disponível para iPhone na AppStore

Disponível para Android na GooglePlay

 
 
34ª Reunião Anual Latino-Americana de Petroquímica
(8/11/2014 - 13/11/2014)
Hotel Sofitel, Rio de Janeiro, Brazil
APLA

 
 
LNG Commercial Management Training Course
(10/11/2014 - 12/11/2014)
London
IFE (International Faculty of Energy)
Taught by a true expert in the field, this course:
•Introduces the LNG industry with particular ...

 
 
UruguaI Oil & Gas 2014 Summit
(17/11/2014 - 18/11/2014)
Montevideo, Uruguay
IRN International Research Networks/Grupo BG de Eventos

 
 
Atena Engenharia Leia as histórias do Netinho (nosso mascote) Acesse a nossa seção e saiba tudo sobre GNV Leia as histórias do Netinho (nosso mascote)
  Geral - Atualidades
  Autor/Fonte: Agência Petrobras
  Data: 23/10/2013

    Petrobras bate recorde em setembro/13 de aproveitamento de gás


petrobras-producao12

A Petrobras bateu, em setembro/2013, novo recorde mensal de aproveitamento do gás associado ao petróleo produzido em seus campos no Brasil. O percentual utilizado, no mês, alcançou 94,36%, contra 94,01% do recorde anterior, registrado em julho/2013.

Esses resultados são fruto, principalmente, dos esforços empreendidos pelo Programa de Otimização do Aproveitamento de Gás Natural (POAG 2015), que tem permitido melhorar o desempenho das Unidades Operacionais das regiões Sul e Sudeste, e do elevado patamar alcançado pelas Unidades Operacionais das regiões Norte e Nordeste que, juntas, atingiram um aproveitamento de 95%.

O aproveitamento do gás associado ao petróleo produzido pela companhia, no Brasil, até setembro de 2013, chegou a 92,60%. Esse percentual é superior ao recorde anual registrado em 2012, que foi de 91,26%.

Fonte:  Agência Petrobras, outubro/13

Nota da Redação: A queima de gás natural associado ao petróleo, em áreas que não têm condições de utilizá-lo ou encaminhá-lo a pontos de consumo, embora necessária para evitar o lançamento de metano à atmostera (muito mais nocivo do ponto de vista do aquecimento global), é obviamente um desperdício de energia e também, ainda de forma considerável, um problema ambiental.

Como tal, é objeto de intensos esforços em todo o mundo, visando sua redução. Um dos orgãos mais atuantes neste aspecto é o GGFR - Global Gas Flaring Reduction Partnership, uma parceria entre o Banco Mundial e representantes de governos e empresas produtoras, que supervisiona as regiões mais críticas de queima de gás, procurando implementar programas específicos para cada área. A Petrobras, um dos integrantes do GGFR, tem obtido expressivos resultados com seu programa POAG 2015, como se vê acima.

 

 

 

Compartilhe este texto com seus amigos:
 



  Gasodutos
  Cogeração
  GNC

Essentials of Gas Trading & Risk Training Course

  CopyRight © GasNet - 2013