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  GNV - Artigos
  Autor/Fonte: Extra (RJ)/Sindcomb Notícias
  Data: 25/11/2010

    Kit-gas: siga as regras para uma conversão segura e econômica


Instalação de sistema de Gás Natural Veicular (GNV) exige cuidados e rende 75% de desconto no IPVA.

 

Nessa época do ano, muitos motoristas correm para as oficinas especializadas em instalação de kit-gás para converter o sistema de combustível do carro para o Gás Natural Veicular (GNV). De janeiro a agosto de 2010, quase 16 mil veículos foram convertidos no Rio, segundo o Instituto Brasileiro de Petróleo (IBP). Para a CEG, esse número pode aumentar até  40% no último trimestre do ano. Isso porque, se a mudança for feita e comunicada até 23 de dezembro ao Detran, o proprietário terá tempo de ser contemplado com o desconto de 75% no Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) de 2011.

 

Mas, antes de decidir fazer a alteração no automóvel, é preciso seguir as orientações dos órgãos reguladores (veja no quadro abaixo) e checar se o carro é compatível com o novo sistema. Sem saber dessa última recomendação, o motorista Hugo Queiroz, de 30 anos, converteu seu Siena Fire 1.0 ao GNV e, em três anos, o motor, que era flex, pifou mais de quatro vezes.

— Sempre abastecia o carro com álcool e gás. Quando fui vendê-lo, a concessionária me informou que, naquele tipo de motor, o GNV deveria ser usado com gasolina. Mas ninguém havia me alertado sobre isso antes — contou.

Mesmo seguindo as dicas, problemas podem acontecer. Para garantir a segurança, o gerente substituto da Divisão do Programa de Avaliação da Conformidade do Inmetro, Leonardo Rocha, recomenda:

— Não tente você mesmo consertar os defeitos. Procure sempre uma convertedora homologada pelo Inmetro.

 

Cuidados com a conversão

 

Antes da instalação, deve ser feita uma avaliação das partes mecânica e elétrica do veículo, verificando se existem problemas que possam afetar o funcionamento do kit-gás;

 

Procure apenas oficinas homologadas pelo Inmetro (veja a lista em vvvvw.inmetro.gov.br ou ligue para 0800-2851818);

 

Antes de ir à oficina, entre em contato com o teleatendimento do Detran (tels. (21) 3460-4040, 3460-4041 ou 3460-4042) para receber a senha que será usada para a emissão do Certificado de Segurança Veicular (CSV) no estabelecimento;

 

Peça ao instalador que execute o teste de emissão de gases. Ele deve ter o analisador de gases na própria oficina. Se não tiver, procure outro;

 

Exija a nota fiscal da conversão e o Certificado de Homologação do Inmetro, para fazer o devido registro da conversão no DETRAN;

 

Para registrar a conversão, o motorista deve pagar um Duda com o código 002-7, de "alteração de dados ou característica", e agendar uma vistoria pelo teleatendimento do DETRAN;

 

No dia da visita ao posto de vistoria para registrar a conversão, o motorista precisará levar os seguintes documentos: Certificado de Registro de Veículo (CRV) aberto; Certificado de Segurança Veicular (CSV); as notas fiscais da compra do kit e a da instalação (se a compra e a instalação do kit forem feitas na mesma oficina, os itens comprados e a instalação devem ser discriminados na nota separadamente); cópias da carteira de identidade, do CPF e de um comprovante de residência; e o recibo do Duda pago;

 

Na vistoria anual, que deve ser agendada no Detran, o motorista deverá apresentar a renovação do CSV, que tem validade de um ano. Para isso, deve procurar um dos Organismos de Inspeção Acreditados pelo Inmetro. A lista desses locais está no site vvww.inmetro.gov.br. Caso o automóvel ainda não esteja quitado, o proprietário deve levar também uma autorização do banco ou da instituição financeira credora;

 

A cada cinco anos, contados a partir da data de fabricação, o cilindro deve ser desmontado para um teste hidrostático nos Organismos de Inspeção Acreditados pelo Inmetro;

 

Os cilindros devem ser de aço e precisam estar fixados em suportes adequados. Jamais permita soldas nos cilindros, pois este local ficará sem resistência e será um provável ponto de ruptura ou vazamento de combustível;

 

Denuncie ao Inmetro as convertedoras clandestinas, e preserve a segurança de todos;

 

Não rode com nenhum tipo de vazamento. Assim que notar algo suspeito, procure a assistência técnica. Se perceber qualquer vazamento, abra todas as janelas e o local onde o cilindro está instalado, desligue o motor e chame sua instaladora;

 

Não permita que curiosos mexam na regulagem de seu carro. Nem tente você mesmo consertar os pequenos defeitos. Procure uma convertedora homologada pelo Inmetro;

 

Em caso de mau funcionamento, verifique se o filtro de ar, as velas ou qualquer peça da ignição estão limpos.

 

Nunca é demais saber

 

Carros de menor cilindrada podem não se adequar bem à conversão ao GNV, porque há uma perda de potência natural de cerca de 10%

 

• Um cilindro médio para GNV pesa em torno de 70 quilos, ou seja, o peso de um adulto médio

 

• Não circule somente com Gás Natural Veicular. É aconselhável rodar com pelo menos um pouco do combustível original do carro, ao menos cinco minutos ao dia, para evitar o ressecamento das mangueiras de combustível e a formação de gomas nos bicos injetores

 

 

Fonte: Extra (RJ)/Sindcomb Notícias, novembro/10

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